ORDENAMENTO DO MAR PORTUGUÊS
Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo NacionalApresentações públicas
> DGRM ouve pescadores e organizações da pesca na elaboração do Ordenamento do Espaço Marítimo
A DGRM iniciou uma série de reuniões com pescadores e com as organizações representantes da pesca de todo o país sobre o Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional (PSOEM). Os primeiros encontros decorreram no Algarve, em março e abril, em Portimão, na Fuzeta, na Quarteira e tendo por objetivo principal promover a boa integração entre as atividades da pesca e as atividades desenvolvidas no mar que são abrangidas pelo Plano de Situação em elaboração.
A informação veiculada pelos armadores de pesca será integrada com a informação relativa às áreas legais de pesca de cada arte e aos estudos disponíveis sobre as áreas de pesca de cada arte.
Das primeiras reuniões com 42 mestres de embarcações (16 na Fuseta, 10 em Olhão, 4 na Quarteira e 12 da Ilha da Culatra), os quais representam as artes de armadilhas de gaiola, armadilhas de abrigo, redes de emalhar, ganchorra, cerco e palangre de fundo, foi possível fazer um enquadramento técnico das áreas que os pescadores consideram mais relevantes e que utilizam mais frequentemente.